Diana Bernardes

A minha maior paixão reside em auxiliar as pessoas na sua jornada em direção à sua verdade interior por meio da arte teatral. Sou uma eterna buscadora do que habita no meu interior e dedico o meu trabalho a apoiar os outros no seu processo de autoconhecimento e no despertar do seu potencial máximo.

O que mais me inspira nesta missão através do teatro é testemunhar as pessoas a surpreenderem-se ao transcenderem as suas limitações, ao abraçarem a sua essência e ao tornarem-se mais empáticas para com o próximo.

Tenho mergulhado em diversas áreas na minha jornada em busca do autoconhecimento. No meu trabalho, integro técnicas teatrais, de clown, escrita criativa, técnicas terapêuticas contemporâneas e meditação.

Sou licenciada em teatro, tendo estudado encenação, criação de projetos, clown e várias terapias energéticas. Com o Teatro da Transformação, desenvolvi o projeto Sagrado Mundo Feminino, que oferece apoio às mulheres que sofrem de violência doméstica. Anualmente, organizamos a Caminhada da Mulher em Alcobaça, uma iniciativa de grande relevância.

Além disso, atuo como facilitadora de workshops e oficinas criativas, abordando temas específicos conforme a solicitação. Tenho encenado diversos espetáculos sobre o universo feminino, sempre com lotação esgotada. Recentemente, tenho também trabalhado com escolas, desde a pré-escola até ao secundário, num projeto de promoção da igualdade de género.

O meu objetivo é utilizar a arte do teatro como uma ferramenta de transformação e empoderamento, promovendo o despertar de consciências e a construção de um mundo mais inclusivo e equitativo. 


Como Surgiu a Ideia do Teatro da Transformação?

Ao embarcar numa carreira de atriz em Lisboa, percebi que algo faltava para alimentar a minha alma. Foi na universidade que compreendi o poder das técnicas teatrais como ferramentas poderosas para melhorar a vida de todas as pessoas.

O meu sonho sempre foi utilizar essas ferramentas teatrais para ajudar as pessoas a encontrarem a felicidade. Assim, decidi partir para Marrocos, com um plano teatral de um ano, para trabalhar com uma Associação de Mulheres com deficiências físicas. A minha intenção era ajudá-las a serem mais felizes. No entanto, para minha surpresa, descobri que a felicidade já transbordava naquela associação. A cultura marroquina, completamente diferente da nossa, não via a deficiência física como motivo de tristeza.

Foi nesse momento, sentindo-me perdida e um tanto desamparada em Marrocos, que percebi que o Teatro da Transformação fazia sentido na minha cidade, em Alcobaça, para a minha comunidade. Compreendi que era, junto das pessoas que conhecia e amava, que eu poderia realmente fazer a diferença através do teatro.

Desde então, tenho dedicado o meu trabalho no Teatro da Transformação a criar um ambiente acolhedor e transformador para a nossa comunidade. Através das artes cénicas, buscamos despertar consciências, promover a inclusão e cultivar a felicidade em cada pessoa que cruza o nosso caminho.


Subscrever newsletter

Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!