Diana Bernardes

 Teatro da Transformação

O Teatro da Transformação, em 2017, foi criado por Diana Bernardes e apadrinhado por Florbela Costa e António Coelho. Fazem parte também algumas mulheres da comunidade de Alcobaça.

.

A minha grande paixão é ajudar pessoas no seu caminho para a sua verdade interna através da arte teatral.

Sou uma buscadora do que existe dentro de mim e dedico o meu trabalho a apoiar as pessoas no seu processo de se conhecerem e de despertarem o melhor.

O que mais me inspira nesta missão é ver as pessoas a surpreenderem-se ao transcenderem as suas limitações, a aceitarem-se e a tornarem-se mais compreensivas o Outro. 

Diana Bernardes


.



Tenho estudado muitas áreas diferentes na minha busca pelo auto-conhecimento. Incluo no meu trabalho as técnicas teatrais, de clown, de escrita criativa, técnicas terapêuticas contemporâneas e meditação.

Sou licenciada em teatro. Estudei encenação, criação de projetos, clown e várias terapias energéticas. Com o Teatro da Transformação criei o projeto Sagrado Mundo Feminino que apoia mulheres que sofrem de violência doméstica. Todos os anos organizamos a Caminhada da Mulher em Alcobaça.

Sou facilitadora de Workshops e de Oficinas criativas de temas específicos quando solicitados. Encenei vários espetáculos sobre o mundo feminino, todos com lotação esgotada. Recentemente trabalho também com escolas, desde a pré-escola até ao secundário, com um projeto de igualdade de género. 


Como surgiu o Teatro da Transformação?

A trabalhar como atriz, em Lisboa, percebi que não era isso que me alimentava a alma. Desde a universidade que compreendida as técnicas teatrais como ferramentas potentes para melhorar a vida de todas as pessoas.

O meu sonho era utilizar as ferramentas teatrais para ajudar pessoas a serem mais felizes. Assim, decidi ir para Marrocos, com um plano teatral, de um ano, para uma Associação de Mulheres que tinham deficiência física. A viagem tinha como objetivo ajudar aquelas mulheres a serem mais felizes. Felizmente, esse objetivo mostrou-se sem sentido porque felicidade não faltava naquela associação. A cultura marroquina completamente diferente da nossa não vê na deficiência física qualquer motivo de tristeza.

Foi com as sensações de inútil e perdida sozinha em Marrocos que me dei conta que o Teatro da Transformação fazia sentido, na minha cidade, em Alcobaça, para a minha comunidade.

O que é o Teatro da Transformação?

Dedico o meu trabalho a melhorar a vida das pessoas através do Teatro da Transformação. Criei uma escola que apoia as pessoas a irem ao encontro da integridade da sua essência. Acreditando que quando estamos na caminhada para a nossa verdade estamos numa caminhada individual, verdadeira e única.

O Teatro da Transformação tem como base 4 ramificações: expressão dramática, escrita criativa, partilhas de vida através da conversa em roda e a meditação

A ideia surge da necessidade sentida de oferecer um espaço para a observação, compreensão e experimentação do mundo emocional, físico e mental de cada pessoa. Esta necessidade consiste na oferta de um espaço em que é possível estudar o próprio Ser. O que se verifica é que socialmente não há espaços para a aprendizagem de como lidar com as emoções, com alguns pensamentos nem com a aceitação de corpos fora do comum.

Neste espaço é possível descobrir e desenvolver-se ao próprio ritmo através da expressão dramática, do teatro, da escrita criativa, de conversas e de partilhas. Quanto mais nos conhecemos e nos aceitamos mais compreensivos ficamos para com as outras pessoas e mais fácil se torna a aceitação das diferenças no outro. 



.

Porque o Teatro da Transformação é útil para todos?

Precisamos de acordar. Precisamos de compreender o que é realmente importante na nossa vida. Precisamos de nos responsabilizar pela nossa vida e começarmos a viver uma vida mais autêntica e verdadeira com a nossa essência e o nosso coração.

Precisamos de descobrir a vontade de nos conhecermos, precisamos de nos aceitar porque isso promove a autoestima, a autoconfiança e o amor-próprio. Só assim nos permitimos sentir liberdade. Só assim é possível deixar a imaginação criar os sonhos mais bombásticos...

Quando conseguimos imaginar a nossa vida de sonho, os nossos objetivos, os propósitos e a forma de servirmos o mundo, começamos a viver realmente. Assim, viveremos com muito mais energia, mais felizes e em harmonia com a natureza...





.

O que é a Integridade da Essência?

Qual é a verdadeira meta da evolução enquanto seres humanos se não a integridade da essência? 

Cada Ser tem a sua essência mas muitas vezes é ignorada, desprezada e escondida, principalmente, para agradar aos Outros.

O Teatro da Transformação apoia esse caminho de volta à Essência, à Verdade e à Pureza que vive em cada pessoa. É uma caminhada que se faz para dentro e durante a vida toda.

Como caminhamos até à nossa Essência?

Quando o medo desaparece, quando conseguimos abandonar os comportamentos e atitudes que nos limitam, passamos a viver mais o momento presente, vivemos com alegria e pura autoprojeção e integridade, vivemos diretamente a experiência fabulosa, sentido a energia da vida. As pessoas, quando se divertem, sentem uma energia vibrante no corpo, uma verdade tão verdade que nos lembra a sensação de quando éramos crianças. O teatro ensina-nos e permite-nos brincar com o que somos, desde que nascemos que fazemos teatro.








.

Porque o Teatro da Transformação é focado no género feminino? 

É urgente apoiar as mulheres no movimento de lhes permitir serem quem são. As mulheres eram queimadas na fogueira por terem poder... A união e formação de encontros de mulheres são necessários para fortalecimento da energia feminina na nossa sociedade. É urgente o reconhecimento da mulher na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.





Contacto

teatrotransformacao@gmail.com

Subscrever newsletter

Deixa o teu mail e recebe conteúdos exclusivos!

Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis!